Mentiras que os professores nos dizem

A mentira – Colombo descobriu que a terra é redonda
O fato – Já havia quem soubesse que a Terra era esférica antes de Colombo

A maioria fala aquela velha besteira de que Colombo estava na pior porque os europeus acreditavam que a terra era plana. Já a verdade, bem, a verdade a diferente! Na verdade os marinheiros, navegadores e a elite da época já sabiam que a Terra era esférica, o que acabava deixando Colombo na pior era que ninguém acreditava nas medidas estimadas por ele para a chegada nas Índias. Ou seja, a única coisa que eles tinham contra era que Colombo considerava que a viagem era menor do qua na verdade seria e estava pouco preparado para ela com a falta de fundos.

Se não houvesse as Américas, e Colombo tivesse continuado para as Índias ( mesmo colocando de lado o fato de estar ameaçado de motim), ele não sobreviveria o tempo suficiente para chegar nelas.

Mas como isso acabou se tornando verdade? Isso acabou acontecendo quando um falso historiador, chamado Washington Irving, acabou escrevendo uma novela sobre Colombo em 1838. A novela era uma ficção, mas algumas partes acabaram sendo colocadas em livros de história daquele tempo em diante. Afinal, quem curte ler um livro chato não é?

A mentira – A Grande Muralha da China pode ser vista do espaço
O fato – A Grande Muralha da China não pode ser vista do espaço

Essa com certeza é uma das mais tristes. Foi detonada em 2004 quando o primeiro astronauta chinês afirmou que a Muralha não era visível naquelas condições . Na verdade, a própria NASA chegou a anunciar que o que pensava ser a Grande Muralha da China era na verdade um traçado de um rio entre as montanhas.

A mentira – Einstein era um péssimo aluno em matemática
O fato – Einstein era ótimo aluno em matemática

Esse eu acho que não foram todos que chegaram a ouvir. Mas aqueles que ouviram percebem que há uma vontade dos professores de falarem que Einstein não ia bem em matemática e que depois acabou se tornando um grande físico e matemático. É um pena para aqueles esperançosos, mas Einstein foi um bom aluno na adolescência e sempre tinha boas notas. Em fato, ele era tão inteligente que acreditava que a escola estava o atrapalhando o que levava os seus pais a comprarem livros avançados para ele. Pra ser mais sincero ainda, antes dos 12 anos de idade ela já era melhor em cálculos e aritmética do que você é agora.

Aí você para e pensa, como e quem distorceu a história de Einstein? Acredite se quiser, a história foi espalhada através de uma trivia do Robert Ripley de 1935. Pra quem não sabe, Robert Ripley é o famoso criador do Acredite se Quiser. O que acontece, é que o mesmo nunca citava suas fontes, e os vários fatos que apresentou durante toda a sua vida foram um punhado de coisas que ele achava que tinha lido em algum lugar ou tinha ouvido de alguma pessoa. Fica a dica, nunca use colunas do Ripley como referência para trabalhos!

A mentira – Newton descobriu a gravidade quando uma maçã caiu em sua cabeça
O fato – Isso nunca foi dito em momento nenhum da história

Muitos já devem ter ouvido falar que Newton estava lá, parado na sombra de uma árvore num dia ensolarado quando do nada uma maçã caiu em sua cabeça. A maioria de nós pensaria “Desgraça! Isso doeu…” , mas Newton não, foi assim do nada e magicamente que ele inventou os princípios que definem as forças da gravidade.

O que realmente aconteceu? Bem , é deprimente dizer isso mas essa história foi mais uma que se tornou “verdade” através de um historiador. Newton nunca mencionou a a história da maçã na cabeça, isso foi apenas um “fato” que se originou através de uma ilustração na história de um cara chamado Jhon Conduitt. Mesmo na história, ele foi extremamente vago se Newton realmente viu uma maçã ou se a maçã era apenas uma metáfora que ele usou para ilustrar a ideia da gravidade para pessoas menos inteligentes que ele, como nós.

A mentira – O quadro do grito da Independência
O fato – Simplesmente não foi daquele jeito

Ok , o quadro é legal e tal, pena que na verdade é muito diferente do que está representado no quadro. Pra perceber isso não precisa de livros ou coisa assim, é só usar a lógica. Você acha que naquele sol desgraçado o cara iria estar usando uma roupa formal para apresentações em festas da época? Fora isso , lá vai um trecho de um livro porque estou com preguiça de escrever merda aqui:

(…) Tudo se passa mitologicamente, em uma atmosfera caríssima aos românticos: D. Pedro, usando uma roupa simples de viagem e
montado numa prosaica e usual mula, é transformado em um ‘jovem e arrebatado príncipe’ de casaca forrada de galões, montado em ‘soberbo cavalo’ ; a pequena distância do lcal sacrossanto, ficava a casa em que se encontrava Domitila de Castro, a MNarquesa de Santos, expulsa da casa do marido…” (MENDES JR., Antônio; RONCARI, Luiz; MARANHÃO, Ricardo. História do Brasil-Império, Texto e Consulta, 2ª edição., São Paulo, Brasiliense, 1979)

Esse da Independência é exclarecido só quando a gente está no colegial...

0 comentários:

Postar um comentário